Estúdio amazonense está desenvolvendo jogo para Playstation*

Posted: October 30, 2013 in Matérias
Tags: , , , ,

Por Bruno izidro

image001

Durante a coletiva da Sony para a Brasil Game Show 2013, o chefe de relações com desenvolvedores, Adam Boyes, anunciou que a empresa está trabalhando com 19 estúdios brasileiros e um deles é amazonense, a Petit Fabrik.

O estúdio amazonense apareceu em destaque na coletiva, como um dos projetos mais promissores. “Estou particularmente animado com o projeto que estamos trabalhando com a Petit Fabrik, com sede em Manaus”, disse Adam Boyes.

Logo após o anúncio, conversei com Olimpio Neto, produtor executivo da Petit Fabrik, para saber mais sobre o jogo, que será o primeiro desenvolvido na região para uma grande plataforma como a Playstation.

Olimpio Neto, da Petit Fabrik“O que tá acontecendo é fenomenal, principalmente pra gente que tá em Manaus. Quem imaginária que quando a Sony anunciasse uma parceria com estúdios brasileiros, houvesse um do Amazonas?”, fala Olimpio.

Ele diz que a Petit começou a conversar com a Sony sobre uma parceria no início do ano, durante um evento nos Estados Unidos que acontece paralelo a Game Developers Conference (GDC), o principal e mais importante evento para desenvolvedores de jogos. “Foi na Game Connection America, que aconteceu em março. Nós mostramos o nosso portfólio de mobile, eles acharam muito bom e conversaram com a gente pra trabalhar em um jogo pra console”, explica.

Uma parceria com uma das maiores empresas de videogames como a Sony é algo pioneiro, mesmo para o mercado brasileiro e, segundo Olimpio Neto, é só o começo. “Esse é o início da parceria com a Sony, mas estamos focando, no momento, só em um jogo. Porém a tendência é que possa de desdobrar em mais projetos no futuro”, fala, confiante, o executivo amazonense.

Projeto Playstation

Acostumada a desenvolver jogos para mobile, o estúdio amazonense irá criar pela primeira vez um jogo para console. Por isso, Olimpio fala que o jogo – que está sendo chamado provisoriamente de “Projeto Playstation” –  será feito do zero e não será uma adaptação de um game já criado por eles. “Nós vamos abrir bastante o escopo para um jogo de console, não necessariamente na linha do que a gente já faz com games de tablete, vamos usar todas as possibilidades no projeto”.

Olimpio revela também que toda uma estrutura será montada na Petit para o projeto e que uma equipe dentro do estúdio trabalhará exclusivamente no desenvolvimento para o jogo da Sony.

O que foi anunciado é que a Petit Fabrik irá desenvolver um jogo para a plataforma Playstatation, mas pra qual delas? Pode ser para o portátil PS Vita, o atual Playstation 3 ou até mesmo o novo Playstation 4. Olimpio diz que ainda não há uma plataforma escolhida, já que o jogo ainda está nos primeiros passos de desenvolvimento, mas que o desejo é fazer para “quantas plataformas forem possíveis”.

E quando poderemos jogar um game amazonense nos nossos consoles? A resposta de Olimpio é que ainda não há uma data definida para o jogo ficar pronto. “A nossa estratégia é que o projeto dure um ano, mas muita coisa pode acontecer”, diz ele, completando que a estimativa é que o game poderá ser lançado a partir de 2015.

Estúdio premiado

A Petit Fabrik

A Petit Fabrik

 

A Petit Fabrik foi fundada em setembro de 2012 por diversos profissionais que já trabalhavam, de alguma forma, com o desenvolvimento de jogos ou aplicativos em outras empresas.

Nesse primeiro ano de vida, o estúdio já ganhou um prêmio, no Brazilian Internacional Game Festival (BIG), pelo projeto do game “XH2O”, que deverá ser lançado para smartphones e tablets no ano que vem.

Até o lançamento do “XH2O”, o estúdio pretende também lançar outros três jogos para mobile.

*A matéria foi originalmente publicada na edição de 30 de outubro do jornal Amazonas EM TEMPO: http://issuu.com/amazonasemtempo/docs/emtempo-30-10-13/28?e=3307626%2F5429923

Comments
  1. […] com grande investimento próprio como é o caso do estúdio Petit Frabrik, que ano passado anunciou parceria com a Sony para desenvolver um jogo para Playstation. O cenário independente, porém, é escasso na […]

  2. […] em outubro do ano passado, a parceria do estúdio amazonense com a gigante japonesa dos games vai render um jogo para a […]

Leave a comment