Petit Fabrik prepara lançamento dos primeiros jogos*

Posted: April 2, 2014 in Matérias
Tags: , , , , ,

Por Bruno Izidro

Logo Petit

Com cerca de um ano e meio de existência, o estúdio de games Petit Fabrik já conquistou feitos notáveis, como um prêmio em festival de jogos e uma parceria com a Sony para lançar futuramente um game para um videogame da marca Playstation. Agora, o estúdio amazonense se prepara para finalmente lançar os seus primeiros jogos, o que deve acontecer até a metade do ano.

Segundo o produtor executivo da Petit Fabrik, Olímpio Neto, cinco títulos para smartphones e tablets desenvolvidos pelos estúdios estão prontos para serem lançados: Peep of Rip, Cockoo Monkeys, Dr. Math, Duck Dood e Mini Champions. Alguns deles podem ser vistos no site oficial do estúdio.

Alguns dos jogos da Petit que serão lançados em breve

Alguns dos jogos da Petit que serão lançados em breve

Todos eles estarão disponíveis nos principais sistemas mobiles, iOS (iPhone/iPad), Android (Compatível para smartphones como os Samsung Galaxy) e também Windows Phone (para os novos smartphones da Nokia, como o Lumia).  A novidade é que os jogos da Petit também podem aparecer em outras plataformas mobile. “Possivelmente os cinco sairão pro Kindle também”, fala Olímpio, em referência ao aparelho da empresa americana Amazon.

Já sobre quando o público poderá finalmente experimentar os jogos, Olímpio afirma que a espera deve terminar até junho. “A gente pretende que todos estes jogos sejam lançados até o meio do ano, no máximo. Possivelmente (eles podem ser lançados) até mesmo agora em abril”, fala.

Títulos como Cockoo Monkeys já estavam planejados para serem lançados em 2013, mas tiveram que ser atrasados para esse ano. O motivo do atraso, segundo Olímpio, era para trabalhar melhor em como os jogos serão lançados, ou maneira independente ou com o apoio de produtoras. “Você tem que decidir se vai lançar por si mesmo, se vai fazer uma parceria com alguma produtora, tem que negociar cada um (dos jogos), e isso demora muito, o que não pode é fazer de qualquer jeito” afirma.

Playstation e XH2O

Paralelo ao lançamento de seus primeiros jogos, a Petit Fabrik continua no desenvolvimento dos seus dois projetos principal. Um jogo em parceria com a Sony e o game XH2O.

Anunciado em outubro do ano passado, a parceria do estúdio amazonense com a gigante japonesa dos games vai render um jogo para a plataforma Playstation. Agora, cinco meses depois, o projeto ainda está em processo de pré-produção. Olímpio fala que ainda não há nada definido, nem nome ou plataforma em que o jogo será lançado, mas a opções mais certas são para o videogame portátil PS Vita e o Playstation 3. “Não é pra ser um algo tão grande, já que é nosso primeiro projeto (com a Sony), mas também não deve ficar cinco anos em desenvolvimento”, comenta.

Já o game XH2O – projeto pelo qual a Petit Fabrik ganhou um prêmio no Brazilian Internacional Game Festival (BIG) de 2012 como melhor demo – é um dos jogos mais promissores do estúdio. O conceito do game é controlar uma bolha d’água e passar por obstáculos pela fase.

 

Porém, no momento, os obstáculos também estão aparecendo na hora de desenvolvimento. “O XH2O ainda é um grande desafio técnico, por causa da física da água”, explica Olímpio. Mas a Petit ainda está confiante de que o game será lançado. “A gente ainda aposta muito no projeto, ele é um jogo muito elogiado e pretendemos botar ele de pé ainda”, completa.

O game, que primeiramente foi pensado somente para mobile, pode até ser preparado para outras plataformas. Olímpio fala que, agora que possuem um kit de desenvolvimento para as plataformas Playstation, eles podem pensar em continuar desenvolvendo o XH2O para os videogames da Sony, mas ainda não há nada certo.

Conversas com a Nintendo

No último mês de março, a Petit Fabrik estive na Game Developers Conference (GDC), o maior e mais importante encontro de desenvolvedores de jogos do mundo, que acontece todo ano nos Estados Unidos. Os amazonenses já tinham ido para a GDC em 2013 e saíram de lá com uma parceria com a Sony e a possibilidade de desenvolverem um jogo para um dos principais videogames do mundo.

Esse ano, eles tiveram a oportunidade de conversar com as outras duas gigantes dos games: Microsoft e Nintendo.  “A gente tinha uma reunião com a Microsoft, mas por problemas de agenda não foi possível realizá-la”, fala Olímpio.

Com a Nintendo, porém, as coisas foram mais produtivas. “A gente conseguiu falar com (o pessoal da) Nintendo. Foi bem legal e eles gostaram bastante dos nossos jogos”. Mesmo assim, Olímpio fala que ainda não há nada oficial ou parceria firmada com a dona dos jogos do Mario. “Mas vamos dizer que ‘Abrimos uma porta’ para possibilidades e mais na frente a gente pode vir a ter alguma coisa com ele”, diz Olímpio, completando que, por enquanto, a único parceria é mesmo a Sony.

 

*Matéria originalmente publicada na edição de 2 de abril de 2014 do Jornal Amazonas Em Tempo (Link)

Leave a comment