Jovem Nerd, Azaghal e o choque com a nova geração nerd*

Posted: April 11, 2014 in Matérias
Tags: , , ,

Por Bruno Izidro e Marcus Cordeiro

Capa

Azaghal e Jovem Nerd no Anime Jungle Party, em Manaus – Foto: Marcus Cordeiro

 

“Os nerds de hoje não são mais aquelas figuras introvertidas, isoladas e que só ficam na frente do computador.”

É assim que muitas matérias sobre os nerds costumam começar. O intuito é mostrar esse grupo que está cada vez mais em evidência, mas não teria elas um pouco da responsabilidade por deixar os nerds ainda mais estereotipados?

“O problema dessas matérias é que elas são muito superficiais, porque é um resumo pra pessoas que não estão inteiradas naquele assunto e um resumo é sempre fraco. Mas elas não chegam a prejudicar a imagem dos nerds, só estão ensinando pra nossa avó o que é ser nerd”, a frase é de Deive Pazos, um nerd que é mais conhecido como Azaghal. Ele, junto com Alexandre Ottoni, o Jovem Nerd, são os criadores do site Jovem Nerd e uma das principais referências dessa cultura no Brasil.

Se essas reportagens, em sua maioria, são superficiais, quem melhor para falar dos nerds do que os próprios nerds. Principalmente nerds como Deive e Alexandre, que são vistos como ídolos pela nova geração de amantes de animes, games e filmes de super-heróis. O status de celebridades de ambos pode ser vista durante o evento Anime Jungle Party, no último dia 6 de abril, em Manaus, quando o bate papo com os dois reuniu algumas centenas de fãs da dupla.

Jovem Nerd abraça fã emocionado ao ver seu ídolo de perto - Foto: Marcus Cordeiro

Jovem Nerd abraça fã emocionado ao ver seu ídolo de perto – Foto: Marcus Cordeiro

Azaghal e Jovem Nerd, que já passaram da casa dos 30 anos, lidam muitas vezes com o choque de geração dos “novos jovens nerds”. “Os nerds de hoje tem referências diferentes da gente, essa é a única diferença”, fala Azaghal. “Por exemplo, o anime é uma cultura muito forte na nova geração e agente não entende NADA disso”, completa o Jovem Nerd.

Mas eles falam que, em essência, os nerds continuam os mesmos das gerações passadas. Para o Jovem Nerd, a ‘cultura nerd’ muda com o passar dos anos, como gostos ou tendências mais para quadrinhos ou games, mas o nerd em si continua o mesmo. “O que não muda é o espírito do nerd de querer saber mais, ir mais a fundo em um assunto”, fala.

Uma das características bastante associadas ao nerd de hoje é estar sempre próximo de novas tecnologias e por absorver novos conhecimentos com mais facilidade. Isso é algo que Azaghal e  Jovem Nerd veem como uma qualidade da nova geração, mas que também podem mostrar um lado não tão bom dos nerds. “Um defeito aparente que acontece às vezes, não é sempre, mas só às vezes, é que a pessoa só se aprofunda em um assunto e, apesar desse mundo de informações, ela fica alienada no seu próprio ‘mundinho’ e esquecendo de abraçar tudo que existe de importante na cultura”, diz o Jovem Nerd.

Já o famoso esteriótipo do nerd introvertido é algo que as reportagens na grande mídia acertam em associar aos nerds do passado, já que é algo que, segundo eles, não existe mais. “O esteriótipo mais forte do nerd é o de ser introvertido, mas isso não é uma verdade. Era algo isolado em algumas pessoas que tinham essa característica e acabavam, lá na década de 70/80, sendo rotulados como nerds, mas hoje em dia são pessoas que, se encontra alguém que tem interesse em comum, formam uma amizade”, explica. Esse exemplo, eles falam que já presenciaram diversas vezes entre os fãs.

“Império Nerd”

Site-Jovem-Nerd

Na última vez que Azaghal e Jovem Nerd vieram a Manaus, em 2012, eles estavam preparando o lançamento da Skynerd, que, a primeira vista, poderia ser confundida com uma rede social para os nerds. Porém, eles falam que ela era muita mais uma ‘ferramentas de interação com o público’. De lá pra cá, a Skynerd nasceu, cresceu e no final do ano passado, foi tirada do ar, com algumas centenas de milhares de pessoas cadastradas. O motivo para encerrar as atividades dela foi, segundo a dupla, por falta de tempo para administrar o projeto. “Com o passar do tempo, a Skynerd começou a tomar um volume de trabalho muito grande e que a gente não podia se dedicar 100%, então ela sempre acabava ficando ‘meio de lado’ e com os outros nossos projetos, não teria como dar conta de tudo”, fala Azaghal.

A Skynerd, no entanto, é uma exceção na história de sucesso dos dois. O que começou com o podcast da dupla, há quase dez anos, o Nerdcast (considerado um dos melhores do Brasil e ainda na ativa), hoje se transformou em várias iniciativas de sucesso, entre a editora de livros (Nerdbooks), loja de produtos nerds (Nerdstore) e mais recentemente a criação da produtora Amazing Pixel, que produz programas em vídeo para a internet (NerdOffice, Nerdplayer, Nerdologia entre outros).

Muito do sucesso vem, além dos dois também serem nerds, ter essa proximidade com o público. “A gente faz o que a gente gosta e o nosso gosto nerd tá sempre bem estampado, mas a gente aprendeu também a ouvir o nosso público com o passar do tempo. A gente não fica dependente do que eles querem que a gente faça o tempo inteiro, mas agente sabe sim ouvir eles e equilibrar essa balança”, afirma Azaghal.

Jovem Nerd e Azaghal criaram um verdadeiro ‘império nerd’. Hoje o Nerdcast tem uma média de 250 mil download semanais e o canal do Jovem Nerd no Youtube possui mais de 750 mil inscritos, com uma média de 250 mil visualizações em cada vídeo postado no canal.

Assista ao vídeo da entrevista com o Jovem Nerd e Azaghal:

 

*Texto adaptado da matéria originalmente publicada na edição de 8 de abril de 2014 do Jornal Amazonas EM TEMPO (link aqui)

Comments
  1. misstaylorx says:

    hauhauhauhahuahah … Adorei a cara de ? do JN no vídeo …. hauhsuhauhsuahsu

Leave a comment