PES 2014 divide opinião dos fãs

Posted: December 5, 2013 in Matérias
Tags: , , ,

PES bug

Todo ano Pro Evolution Soccer (PES) e Fifa disputam os corações (e bolsos) dos amantes de futebol nos videogames. Antes rei absoluto dos gramados digitais, o PES foi perdendo aos poucos o espaço com as melhorias gritantes que a série da EA trazia a cada ano, mas o game da Konami ainda mantinha uma base de fãs fervorosos que não largavam a série por “tradição”.

No entanto, a edição deste ano de PES parece ter divido as opiniões dos fãs. Durante a quarta etapa da Copa Playstation, o “campeonato oficial” de PES 2014, enquanto alguns ainda permaneciam apaixonados pelo game da Konami, outros falaram que a nova versão decepcionou e preferiram “trocar de camisa” para o lado do Fifa.

Renisson da Silva Maruai, 27, é um dos daqueles clássicos casos de pessoas que compraram e possuem um PS3 única e exclusivamente para jogar PES. “Eu só gasto com jogo uma vez por ano, que é quando sai a nova versão do PES”, fala.

Ele diz que PES 2013 “beirou a perfeição”. Esse ano, porém, ele decidiu comprar também o Fifa 14, já que não gostou tanto assim da nova versão do PES. “O PES 2014 tá muito ruim, a resposta nos comandos não tá legal e tem muito lag quando muitos jogadores estão na mesma tela, aí a taxa de quados cai muito. Já o Fifa 14 tá melhor pra jogar esse ano”, revela.

Por outro lado, Renato Souza Barros, 38, que foi o vice-campeão da etapa da Copa Playstation (e que ganhou uma vaga para a final nacional) diz que o PES ainda é superior. “Pra mim o PES chega mais perto da realidade, já o estilo do Fifa não é minha preferência”, afirma.

A versão 2014 de PES tem algumas características bem importantes em relação às anteriores. O game foi criado em cima  de uma versão da Fox Engine, que o time de Hideo Kojima está desenvolvendo para os jogos da série Metal Gear Solid para a próxima/atual geração. No entanto, o game só foi lançado para a atual/antiga geração, ou seja, PS3 e Xbox 360 (além de PC), diferente do rival Fifa que foi lançado tanto para a atual quanto pra PS4 e Xbox One.

Os número de vendas também não andam muito favoráveis para a série PES. De acordo com dados divulgados pela consultoria GFK, que monitora o varejo de jogos no país, até setembro deste ano, o game que mais vendeu no Brasil tinha sido Fifa 13, seguido logo atrás pela versão 2013 de PES (Ainda não havia dados para as vendas das edições deste já que os dois games foram lançado no fim de setembro).

PES, o rei dos torneios

Copa-Playstation-logo

A Copa Playstation se tornou o “torneio oficial” de PES por aqui. Já o rival Fifa tem o Fifa Interactive Wolrd Cup, realizado todo ano pela EA Sports e que tem muito mais recursos (afinal, também é patrocinado pela Fifa), com grandes prêmios em dinheiro (em comparação, os vencedores da Copa Playstation ganharam somente uma cópia de PES 2014, controle de PS3 e uma bola oficial do game) , mas é inegável que os torneios de PES ocorrem em mais quantidade e com mais público.

Edival Junior, da Confederação Brasileira de Futebol Digital e Virtual (CBFDV), explica a razão por haver tantos campeonatos de PES. “Nós já fizemos alguns torneio com o Fifa, mas o público do PES é maior porque é um público que sai de casa para jogar um torneio. O público do Fifa a gente vê que é muito mais de jogar on-line”, explica.

Esse maior número em torneio presenciais de PES também é explicado por Edivaldo como sendo reflexo do hábito mais forte nos jogadores do game da Konami de sempre realizarem os seus “torneios de fim de semana com amigos”.

Diferenças a parte, é inegável que PES ainda é aquele jogo “do povão” e que conquistou um público fiel e apaixonado, quase que fosse uma idolatria com os times de futebol reais, mas pelo jeito é a única coisa que ainda sustenta o jogo da Konami.

Leave a comment